Por que estudar a Bíblia?

Desde que me entendo por “crente”, já presenciei várias pessoas no meio cristão alegando que a Bíblia deve ser interpretada literalmente, “ao pé da letra”, logo, é só seguir o que está escrito lá e pronto. Outros tantos acham se existe alguém que tem interpretar as Escrituras e entregar “mastigado” para a igreja, esse é o pastor e só ele. Mais alguns ainda entendem que é Deus que deve agir como quiser e não cabe aos homens querer conhecer essas coisas (o velho papo de “ler a Bíblia vai te deixar doido!”). Quando falo disso não estou citando igrejas ou denominações Medievais ou agremiações religiosas de séculos passado, mas de igrejas e pessoas do século 21, que entendem que é urgente pregar a Santa Palavra de Deus para um mundo perdido, mas não entendem que esses “perdidos” vivem numa era de globalização, tecnologia avançada, meios de comunicação ultra rápidos, internet, tudo com o objetivo de transmitir a maior quantidade de informações no menor tempo possível. Você já se perguntou por que cristãos de diversas denominações, principalmente evangélicos, são sempre taxados de “ignorantes”, “desinformados” ou “incultos”?

Daí vem a pergunta: Como falar de Jesus, da vontade de Deus e da Sua Palavra sem nem ao menos conhecer o que a Bíblia de fato fala sobre tudo isso? Como dizer que fazemos a vontade de Deus, se nem ao menos estamos dispostos a conhecê-la? Como pregar a Palavra e dizer que tudo que ela contém há de se cumprir se muitas vezes nem sabemos o que foi prometido? O profeta Oséias deixou registrado uma palavra de um Deus preocupado com isso: “O meu povo perece porque lhe falta conhecimento” (Oséias 4:6)

Dava para falar muito mais sobre o assunto, mas meu objetivo aqui é apenas de trazer a sua atenção para a importância do estudo da Palavra de Deus.  O objetivo maior deste blog é despertar naqueles que são servos do Senhor, que estão mesmo dispostos a cumprir o “Ide”, que antes de simplesmente afirmar que a Bíblia é uma poderosa “espada de dois gumes”, é preciso saber usar essa espada. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade  (II Timóteo 2 : 15)

Encontrei esse pequeno tópico sobre 10 motivos para estudar a Bíblia (infelizmente não achei o autor para creditá-lo). Embora pudéssemos listar ainda mais motivos, vamos ficar com esses, por hora, para sua reflexão:

1) Estudamos a Bíblia porque queremos conhecer mais e mais a vontade de Deus
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1 João 2:3)

2) Estudamos a Bíblia para andar de uma forma que agrada ao Senhor
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;”  (2 Timóteo 3:16)

3) Estudamos a Bíblia para crescer na fé
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17)

4) Estudamos a Bíblia para não pecarmos contra Deus
“Guardo no coração a tua palavra, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119:11)

5) Estudamos a Bíblia para sermos prósperos
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1:8)

6) Estudamos a Bíblia para aprender a pedir a Deus da forma correta
“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7)

7) Estudamos a Bíblia para sermos discípulos de Jesus
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;” (João 8:31)

8 ) Estudamos a Bíblia para sermos livres
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32)

9) Estudamos a Bíblia pra sermos amigos de Deus
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”  (João 15 : 14)

10)Estudamos a Bíblia para ter mais AMOR
“E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento” (Filipenses 1:9)

Uma boa semana, na bênção do Senhor!

Um comentário sobre “Por que estudar a Bíblia?

  1. Essas razões são simples, mas falam ao coração. É bom ter em mente os motivos de realizar alguma atividade, como ler a bíblia. Algumas podem ficar mais claras assim. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s